Por que aprender sobre o aprender?

Paulo Freire pedagogical reflections (untranslated)

Little did I know

paulo freire Paulo Freire

O processo do aprender é um processo humano, orgânico e complexo, no sentido de que cada indivíduo, com sua unicidade de experiências, identidade e contexto histórico-social, transformará o ato de aprender numa experiência absolutamente pessoal e auto-transformadora. No entanto, para que esse processo seja de fato transformador, tanto do aprendiz quanto do mundo que o cerca, é necessário que o aprendiz engaje o objeto de estudo, assim como o ato de estudar, de maneira crítica. Para Paulo Freire, é essa postura crítica diante do objeto de estudo, e durante o ato de estudar, que propicia o objetivo fundamental da educação, a de criar, recriar e co-criar o conhecimento, recriando, assim, o mundo que nos cerca. É essa postura crítica diante da busca do conhecimento que potencializa a educação, resultando em mudança.

Se entendermos o ato de estudar, de buscar conhecimento, como um processo de (re)criação, precisamos admitir que…

View original post 366 more words

Advertisements

One thought on “Por que aprender sobre o aprender?

  1. Reading Paolo Frere in translation was one of the hardest reading tasks I ever encountered. I would read a paragraph — know what each of the words individually meant — and still have no idea what it said. I had to sit down and take apart each sentence for sense. Not that it was badly written — it was just so packed with meaning, and used words in such unexpected and different ways.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s