Paulo Freire pedagogical reflections (untranslated)
O processo do aprender é um processo humano, orgânico e complexo, no sentido de que cada indivíduo, com sua unicidade de experiências, identidade e contexto histórico-social, transformará o ato de aprender numa experiência absolutamente pessoal e auto-transformadora. No entanto, para que esse processo seja de fato transformador, tanto do aprendiz quanto do mundo que o cerca, é necessário que o aprendiz engaje o objeto de estudo, assim como o ato de estudar, de maneira crítica. Para Paulo Freire, é essa postura crítica diante do objeto de estudo, e durante o ato de estudar, que propicia o objetivo fundamental da educação, a de criar, recriar e co-criar o conhecimento, recriando, assim, o mundo que nos cerca. É essa postura crítica diante da busca do conhecimento que potencializa a educação, resultando em mudança.
Se entendermos o ato de estudar, de buscar conhecimento, como um processo de (re)criação, precisamos admitir que…
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Reading Paolo Frere in translation was one of the hardest reading tasks I ever encountered. I would read a paragraph — know what each of the words individually meant — and still have no idea what it said. I had to sit down and take apart each sentence for sense. Not that it was badly written — it was just so packed with meaning, and used words in such unexpected and different ways.
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